• Redação

Formatura virtual da “Patrulha Maria da Penha” marca Dia da Mulher em Diadema


Para sinalizar que hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é uma data importante para fortalecer o combate à violência contra as mulheres, a Prefeitura de Diadema realizou a formatura da Patrulha Maria da Penha, criada para garantir o cumprimento das medidas protetivas e, com isso, evitar casos de feminicídio e outras agressões. O evento foi virtual devido a pandemia da Covid-19.


Criada em janeiro, pelo Decreto nº 7.866/2021, o projeto Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema foi uma das primeiras medidas da nova gestão do município. O pelotão formado por 15 guardas civis municipais, sendo 10 mulheres e cinco homens, passou por curso de 40 horas de capacitação. Agora, as mulheres com direito a medidas protetivas definidas pela Justiça passam a ter maior apoio e proteção da GCM.

Durante o encontro foi assinado oficialmente o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Diadema e a Polícia Civil, representada pela Delegacia Seccional da cidade. Pela parceria, os setores responsáveis pela execução técnica dos trabalhos serão a Secretaria Municipal de Defesa Social e a Delegacia de Defesa da Mulher.


A cerimônia virtual, mediada e organizada pelo secretário de Defesa Social, Benedito Domingos Mariano, e transmitida pelas redes sociais da Prefeitura, contou com a participação do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior; da vice-prefeita e secretaria de Assistência Social e Cidadania, Patty Ferreira; do Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Antonio Soares Fonseca; e do presidente da Câmara Municipal, vereador Josa Queiroz.


Representando a Polícia Civil, participaram do evento o delegado Seccional, Guerdson Ferreira, e a delegada de Defesa da Mulher, Renata Andrade Cruppi, que também atuou como instrutora no curso de formação da nova patrulha.


No seu pronunciamento, o prefeito José de Filippi reafirmou o compromisso da sua gestão, que conta com sete secretárias municipais, em priorizar projetos e ações que valorizem os direitos das mulheres e o combate à violência que elas sofrem. “Além de avançar em convênios com a Polícia Civil e outros órgãos, quero que esse trabalho de proteção e valorização da mulher seja reforçado também pela Casa Beth Lobo, a Educação, a Cultura, o Esporte e Lazer e outras áreas da Prefeitura”, disse o prefeito Filippi.


De acordo com o secretário de Defesa Social de Diadema, Benedito Mariano, instituir a Patrulha Maria da Penha é uma das medidas da Prefeitura para reforçar a cultura de paz e a prevenção à violência contra a mulher, agravada durante a pandemia. “Para isso, o trabalho será em parceria direta com a Casa Beth Lobo e a secretaria municipal de Assistência Social e Cidadania”, explicou o secretário.


Mês da Mulher

Com o tema “Pelo Direito de Ser - Mês de Igualdade das Mulheres”, a Prefeitura de Diadema está homenageando as mulheres durante todo o mês de março. Além do apoio da Coordenadoria Municipal de Mulheres, a programação conta com o participação de todas as secretarias municipais.

Devido as restrições de combate à Covid-19, os eventos serão virtuais e divulgados pelo site e redes sociais da Prefeitura.

Serviço:

- Casa Beth Lobo – rua das Turmalinas, 35 – Centro – tel. 4043-0737

- GCM: ligue 153

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png