• Redação

Escola Livre de Cinema e Vídeo recebe inscrições para o curso Cinema & História até 24 de agosto

Atividade gratuita terá 16 aulas semanais virtuais com o professor Celso Sabadin


A Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) de Santo André está com inscrições abertas até o dia 24 de agosto para o curso Cinema & História, a cargo do professor Celso Sabadin. No total serão 16 aulas de duas horas, das 16h às 18h, sempre às quartas-feiras, no período de 25 de agosto a 8 de dezembro. Atividade gratuita.

Na História, nada acontece por acaso. Na História do Cinema, também não. Por que o gênero terror cinematográfico nasce exatamente na Alemanha do pós-Primeira Guerra? Quem foram os cineastas que revolucionaram a montagem fílmica precisamente na esteira da Revolução Russa? Que motivos teriam levado os italianos a inaugurar o cinema moderno, logo após a Segunda Guerra? Como a maneira diferente de fazer cinema na França abriu os caminhos para os movimentos de Maio de 68? Como o golpe de 64 sufocou o cinema brasileiro? De que maneira o cinema japonês representa a quebra da dominação norte-americana no país, e por que os próprios estadunidenses tiveram de reinventar a sua indústria audiovisual, ao sabor da contracultura e do pós-modernismo?

Estas e muitas outras provocações serão abordadas no curso Cinema & História, uma série de 16 encontros retratando os principais momentos do cinema mundial, cada qual devidamente contextualizado com o momento histórico que o gerou.

Para se inscrever é necessário enviar mensagem para cinemaevideo@santoandre.sp.gov.br com o nome completo, idade, telefone com DDD e endereço. O link para a aula será enviado no endereço de e-mail que efetuar a inscrição. Classificação: 16 anos.

Sobre o professor - Celso Sabadin é graduado em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero e em Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desenvolve intensa atividade profissional na área do audiovisual desde 1979. Ministra cursos livres e oficinas na rede de Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, na rede de bibliotecas públicas do município de São Paulo. É autor dos livros 'Vocês ainda não ouviram nada – a barulhenta história do Cinema Mudo', 'Éramos apenas paulistas', biografia do cineasta Francisco Ramalho Jr., e 'O Cinema como Ofício, biografia do cineasta Jeremias Moreira.

A Escola Livre de Cinema e Vídeo é um projeto da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura. O espaço oferece um curso livre e gratuito na área de audiovisual. Trabalha com recursos digitais e com produção de baixo orçamento e busca a vivência prática e artística desta linguagem

Serviço

Inscrições para o curso História & Cinema da Escola Livre de Cinema e Vídeo, com o professor Celso Sabadin, até dia 24 de agosto

Período: de 25/8 a 8/12, das 16h às 18h (sempre às quartas-feiras)

16 aulas de 2 horas

Curso gratuito realizado remotamente através de sala virtual

Classificação: 16 anos

Programa e inscrições em: http://l.elcv.art.br/abjn.html

Mais informações: cinemaevideo@santoandre.sp.gov.br

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png