• Redação

Escola de São Caetano realiza celebração junina com reproduções de obras clássicas


Realizar a tradicional festa junina da escola no meio da pandemia de covid-19 foi o desafio da professora Silvana de Santis, docente da rede municipal de ensino de São Caetano do Sul há quase quatro décadas e, há 17 anos, organizadora dos eventos da EME (Escola Municipal de Ensino) Professora Alcina Dantas Feijão.

O resultado da experiência com a criatividade foi uma celebração inusitada: inspirada numa iniciativa do Getty Museum, dos Estados Unidos, a professora resolveu propor aos alunos do Ensino Médio que recriassem obras de arte clássicas, com um detalhe adicional: utilizando elementos disponíveis em casa que fizessem referência às festas juninas.

A coordenadora Elci Ferreira Cândido e a professora de Arte Aline Gibin abraçaram a ideia e a apresentaram aos alunos do Ensino Médio (Publicidade), que adoraram a proposta e se superaram na engenhosidade e imaginação.

“Foi um trabalho importante aliando cultura e arte. E demonstrou também que é possível ficar em casa, construir conhecimento e desenvolver criatividade de maneira sadia por meio da arte”, avalia a diretora Aline do Espírito Santo. “Arte salva e alegra a vida”, resume a professora Silvana.

Alguns dos trabalhos apresentados mereceram até uma exposição virtual no Facebook da escola (emealcina). Confira:

O Sertão em festa – inspiração Romero Britto – Sophia de Negreiros Bergamo

Van Gogh e o Caipira - Samara Bezerra Batista

Menina caipira – Menina de Velázques – Iara Spinelli Lopes da Silva

Menina com Violão – Henri Labasque – Júlia Lopes Barbosa

A Boba, de Anita Malfatti em tempos modernos – Milena Drudi de Moraes

Nhá Chica e Nhá Heloisa – Almeida Jr – Heloisa Despessel

Mona Lisa: A Gioconda do Sertão – Leonardo da Vinci – Carolina Santana da Silva

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png