• Victor Oliveira

ENTREVISTA: Presidente da Câmara de Vereadores de Santo André comenta cenário do município

Com exclusividade Pedrinho Botaro conversou com o Tabloide Nacional

Foto: Divulgação/CMSA

Presidente, muito obrigado por ter atendido nossa reportagem e comentar sobre as últimas demandas junto ao executivo.




Tabloide - A cidade de Santo André vem conquistando um espaço muito positivo, conquistando muitas emendas para diversos setores, inclusive saúde. Quão importante é manter o bom relacionamento com os colegas da ALESP?




Pedrinho - A ação dos deputados é muito próxima a dos vereadores, podem contribuir fiscalizando os serviços oferecidos pelo Governo do Estado na Região, podem destinar emendas ao orçamento municipal e discutir programas de Governo para o Estado implantar nas cidades. O diálogo precisa ser constante.


Tabloide - Qual seria a prioridade hoje para a cidade, além da dinâmica da vacinação em massa contra a covid-19?




Pedrinho - A vacinação em massa é uma das ações para o combate à Pandemia da Covid19, porém desde o início dessa fase crítica, as prioridades foram muitas. Sob a minha presidência, a Câmara já destinou R$ 3 mi para as ações do Executivo no combate à doença, oriundos de diversas economias que obtive na gestão da casa. Contribuímos com a aprovação de lei que garante recursos para a aquisição de vacinas e outros investimentos. Desde o início temos a preocupação de cuidar da saúde física e mental, por isso, apoiamos o Governo Paulo Serra na inauguração do novo CAPS na cidade no ano passado. Outra prioridade é discutir a Saúde financeira da população. Desde 2020, aproximadamente em julho, agosto, participei de diversas reuniões com setores da sociedade e a prefeitura, para discutirmos a flexibilização do funcionamento, e a retomada econômica. Essa questão atingiu a todos e esse ano já dialoguei com a prefeitura juntamente com diversas áreas, escolas particulares, escolas culturais e classe artística, Buffets, transportadores escolares, dentre outros.


Tabloide - Sabemos que independente do partido, a união para fazer um município melhor é de vital importância nos trabalhos. Qual seria a maior divergência hoje na câmara e como manter a ordem junto à oposição?




Pedrinho - A nova política não está na idade dos políticos, nem na cor dos cabelos, e sim nas ações. Desde o início da minha atuação como vereador, sempre olhei para aquilo que nos une, o bem comum da população. Sempre fui um vereador que deixei de lado o "levantar bandeira partidária" e fazer a política do ódio como alguns fazem. Precisamos ter nossas crenças, convicções, posicionamento, mas acredito fortemente que, maturidade política está em ter empatia e respeito pelo pensamento diferente. Na Presidência da Câmara sempre fui imparcial com relação a isso. Em 2017 e 2018 fui líder do Governo Paulo Serra na Câmara Municipal. Foram anos difíceis, pois eram os primeiros e a cidade tinha uma herança ruim, porém dialogamos muito e construímos pontes. Atualmente sou da base do governo, mas a atuação como presidente sempre foi imparcial. O prefeito Paulo Serra respeita isso, assim como sempre teve a atenção em me ouvir, como líder e como vereador.


Tabloide - Recentemente, saiu na imprensa que pessoas desaparecidas serão divulgadas nos canais oficiais da cidade de Santo André. Qual foi a principal motivação para esta resolução?




Pedrinho - Infelizmente diariamente recebemos notícias tristes dessa magnitude. O projeto tem o nome da "Amanda de Oliveira" uma criança que desapareceu e é aqui de Santo André. O pai nos procurou na Câmara como forma de desabafo. Nós ouvimos, porém a ação do vereador nesse caso é limitada, então, resolvi dar voz e vez a tantos pais e mães que passam por isso. Recentemente eu perdi um filho ainda não nascido, já é uma dor grande. Imagino um ser vivente que você já conhece. Vamos utilizar os meios de comunicação da Câmara para divulgar esses casos. O projeto é de minha autoria e a implantação também foi agora em 2021 na minha presidência. Somos e seremos uma só voz na luta pela defesa da vida.


Tabloide - A Procuradoria da Mulher para a câmara foi um grande feito em sua gestão. Desde 2017, seria a maior conquista e a mais significativa?




Pedrinho - Temos vários feitos que me dão dificuldade de escolher qual recebeu maior destaque.


Fizemos a reforma estrutural da Câmara, o que resultou na economia de gastos públicos e na segurança das pessoas que frequentam o prédio. Temos um novo sistema de ar condicionado, novo sistema de iluminação com lâmpadas de Led, e os equipamentos de combate a incêndio. Isso nos garantiu receber o AVCB do Corpo de Bombeiros, que saiu no final de 2020. A Câmara estava a anos sem essa certificação que da garantia e segurança para as pessoas. Implantamos o sistema do Câmara Papel Zero, um sistema digital que colocou fim aos processos físicos. Com isso criamos agilidade na tramitação dos mesmos, maior transparência (porque o portal é de fácil consulta), criamos um APP aplicativo mobile, e reduzimos o custo com material gráfico e de escritório.


Criei a Ouvidoria do Legislativo e o atendimento através do canal do WhatsApp. Criamos o canal da TV Câmara no Youtube e o canal do Instagram. Revitalizamos o site da Câmara implantando uma ferramenta que traduz em libras todos os textos. Isso foi importante pois nem toda pessoa surda sabe ler as palavras. Em 2021 inauguramos a legislatura com o serviço de tradução simultânea das sessões ordinárias e solenes em libras e ainda, teremos atendimento presencial a pessoa surda para que ela venha conversar com os vereadores.


Outro destaque é a Escola do Legislativo Vereador José Nanci, é uma escola de governo, de cidadania e políticas públicas. E também iniciamos em 2021 a Procuradoria da Mulher, para atender, discutir e propor políticas públicas que contribuem com a população feminina.


Cortamos horas extras do funcionalismo, e unimos a inovação com melhoria da eficiência do Poder Público.


Tabloide - Quais foram os últimos projetos aprovados na bancada da câmara na última sessão?


Pedrinho - Criamos um importante programa de Refinanciamento de Dívidas. O Poder Executivo propôs que as pessoas que possuem dívidas com a prefeitura, possam renegocia las sem juros e multa, contribuindo com o povo e com a arrecadação.


Tabloide - Quais projetos você tem para o futuro?


Pedrinho - Quero ser um bom vereador e um excelente presidente. Ainda tem muita coisa a ser feita, como implantar mais acessibilidade na Câmara Municipal, e defender que a TV Câmara tenha seu canal próprio na televisão, dentre outros.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png