• Marcos Paulo Silva

Ensino municipal de Santo André retoma aulas no dia 8 de fevereiro

Não haverá obrigatoriedade de retorno presencial neste mês; pais poderão optar por levar os filhos para a escola ou utilizar ensino remoto


As aulas na rede municipal de ensino de Santo André começam na próxima terça-feira (8), porém o retorno presencial neste primeiro mês não será obrigatório. Durante o mês de fevereiro os pais e responsáveis poderão optar por levar os filhos para a escola ou utilizar ensino remoto.

Visando garantir maior segurança e qualidade no atendimento aos alunos no início do ano letivo, a Prefeitura de Santo André vem realizando encontros de acolhimento com os profissionais na Educação. Durante o evento desta terça-feira (1º), no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, o prefeito Paulo Serra destacou a importância do planejamento e diálogo para uma Educação de qualidade.

“Já imunizamos cerca de 40% das nossas crianças de 5 a 11 anos com a primeira dose da vacina. Uma proteção que nos permite avançar neste retorno presencial, para recuperar os prejuízos de aprendizagem, decorrentes do ensino à distância”, afirmou o prefeito Paulo Serra.


Para o retorno presencial, os protocolos sanitários permanecem em vigor nas escolas. As medidas visam a proteção dos alunos, dos profissionais da educação e da comunidade que frequenta as unidades escolares da rede. Entre as principais medidas estão o distanciamento de um metro entre as pessoas, sinalizando posições ou assentos, sempre que necessário; utilização obrigatória de máscaras de proteção facial; adaptação de áreas de uso comum para evitar aglomeração; aferição da temperatura corporal das pessoas restringindo o acesso, caso esteja acima de 37,5ºC; entre outras.

No encontro desta terça, estiveram presentes também profissionais que integraram a rede a partir do processo de municipalização de 17 escolas estaduais. “De 51 escolas públicas, passamos para 68 unidades escolares em uma iniciativa de coragem. Fortalecer este vínculo de confiança e diálogos é muito importante. A nossa força e determinação será um diferencial para conquistarmos um trabalho que reflita no aprendizado das crianças”, pontuou a secretária de Educação, Cleide Bochixio.

Digitalização - Para garantir e viabilizar o ensino remoto na rede municipal, os alunos e professores contam com tablets e chips para acesso gratuito à internet, já configurados com a plataforma Teams for Education, fruto da parceria entre a Secretaria de Educação e a Microsoft, sem custos para o município.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png