• Redação

Em São Bernardo, canalização do Córrego Ribeirão dos Couros será concluída em 100 dias

Prefeito Orlando Morando acompanhou, nesta quarta-feira (16/6), início da última etapa de obras de infraestrutura e drenagem na região de divisa com Diadema

A canalização do Córrego Ribeirão dos Couros, no bairro Jordanópolis, será concluída em até 100 dias. A etapa final de obras, no trecho entre o Corredor ABD e a Avenida Piraporinha, foi iniciada nesta quarta-feira (16/6) durante vistoria realizada pelo prefeito Orlando Morando na companhia do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, e também do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior.


Iniciada em janeiro de 2020, as obras de canalização do Ribeirão dos Couros dependiam de desapropriações realizadas pela Prefeitura de Diadema para terem sequência, processo que foi concluído recentemente. “Agradeço ao prefeito Filippi, que de maneira muito breve conseguiu viabilizar essas desapropriações nestes primeiros seis meses de mandato, o que vai nos permitir concluir a canalização, que vai acabar com as enchentes na região e dará espaço para novo sistema viário, melhorando muito essa área de divisa, tanto na infraestrutura quanto na drenagem e mobilidade urbana”, observa.

A canalização do Córrego Ribeirão dos Couros, entre o Corredor ABD e a Avenida Piraporinha, totaliza dois quilômetros de extensão e prevê que o córrego dobre a capacidade de vazão de água captada pelo leito. Para isso, a Prefeitura de São Bernardo ampliou a estrutura do canal, que passou a contar com 12 metros de largura e 6 de profundidade, o dobro do tamanho anterior. O investimento empenhado pela Administração municipal é de R$ 42,9 milhões.


Além da canalização do Ribeirão dos Couros, as melhorias incluem a conclusão da Avenida Otavio Manente, o que permitirá o acesso dos moradores do bairro Jordanópolis ao Corredor ABD por meio das ruas Alfredo Angelini e Oswald de Andrade. Também serão entregues os serviços de iluminação pública, sinalização, paisagismo em todo sistema viário, inclusive o de trecho pavimentado já entregue.


A vistoria também contou com a participação do vice-prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, da vice-prefeita e secretária de Assistência Social de Diadema, Patty Ferreira, além de técnicos e engenheiros responsáveis pelas intervenções.


NOVO VIÁRIO – O pacote de obras de canalização do Córrego Ribeirão dos Couros inclui ainda a construção de um novo sistema viário, que melhorará ainda mais a mobilidade urbana na região do bairro Jordanópolis. O projeto vai concluir a ligação da Avenida Piraporinha ao Corredor ABD. Serão construídos dois viadutos com cerca de 400 metros cada, que ligarão, em desnível, o Corredor ABD e a Avenida Lions, em frente ao Hipermercado Extra, sobre a Avenida 31 de Março.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png