• Gabriela Dutra

Em reunião do Comcipas, Tite Campanella apresenta ações que fazem São Caetano avançar



Governar é construir soluções ouvindo as pessoas. Seguidor desta diretriz, o prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, prestou contas das ações realizadas pela Prefeitura neste ano durante a primeira reunião presencial do Comcipas (Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social) desde o início da pandemia. O encontro foi realizado sábado (23/10), no salão social da AD São Caetano, no Bairro São José.


O chefe do Executivo, que preside o Conselho, apresentou série de medidas adotadas desde janeiro na Saúde, Educação, Segurança, Assistência e Inclusão Social, Infraestrutura e Zeladoria Urbana, entre outras áreas. Hospital de Campanha, barreiras sanitárias para tentar diminuir a circulação do coronavírus, Programa Saúde em Dia, inauguração de três novas escolas de Educação Infantil, e a execução de dezenas de obras públicas para qualificar ainda mais a prestação de serviços (estimulando também a economia) foram algumas delas.


“Com os conselhos, como o Comcipas, estimulamos cada vez mais a participação dos moradores nos rumos da cidade, debatendo de forma efetiva os projetos e iniciativas em prol da nossa população. Entregamos bastante, e vamos, juntos com todo o nosso grupo, fazer muito mais. Porque a nossa prioridade é cuidar das pessoas”, afirmou Tite Campanella.



O deputado estadual Thiago Auricchio convidou os 80 integrantes do Comcipas e os representantes dos demais conselhos municipais para debates na Assembleia Legislativa. “Não existe governo que consiga fazer uma cidade avançar sem ouvir a sociedade civil organizada”, frisou. O encontro reuniu também a maioria dos vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Pio Mielo, e o líder do governo, Gilberto Costa.


“Cidadania é participar e opinar. Este é o nosso propósito. Temos um prefeito apoia a causa de unir a sociedade em torno do governo. Com este incentivo, a participação popular se fortalece ainda mais, já que suas propostas são ouvidas, debatidas e, muitas vezes, implantadas”, ressaltou o secretário executivo do Comcipas, Elísio Peixoto.


O Comcipas é um órgão consultivo composto por 40 instituições da sociedade civil e lideranças sociais, sendo instância governamental que organiza a participação popular nas discussões de políticas públicas e canal de comunicação direto com o prefeito. O mandato dos conselheiros, empossados em agosto, é de dois anos.


eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png