• Redação

E.M de Novas Tecnologias de S. Caetano oferece recursos gratuitos para aulas e reuniões virtuais


Em tempos de encontros à distância, dominar tecnologias digitais de informação e comunicação torna-se uma necessidade. Em São Caetano do Sul, os moradores têm à disposição a Escola Municipal de Novas Tecnologias Professora Neusa Maria Branco (EMNOVA), que oferece cursos gratuitos para moradores a partir dos seis anos de idade. Ainda há vagas remanescentes para as turmas do segundo bimestre no site https://emnova.scseduca.com.br/cursos. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de maio.

Agora, a EMNOVA traz uma novidade que poderá beneficiar mesmo quem não é morador de São Caetano: um repositório de conteúdos e experiências de ensino e aprendizagem da escola. O espaço foi denominado “Kuaa”, palavra que significa saber, aprender ou conhecer em guarani. “Nossos saberes, aqueles construídos na caminhada que fizemos, no lugar onde vivemos, estão aqui compartilhados para gerar outros saberes e novas relações”, registrou o diretor Wesley Dourado.

No espaço destinado aos docentes (Kuaa Docentes), estão instruções e dicas que podem ajudar tanto educadores preparando aulas como qualquer pessoa que queira fazer uso de ferramentas de comunicação virtual. Assim, por exemplo, estão orientações simples sobre como publicar um vídeo no Youtube, fazer uma reunião pelo Google Meet ou inserir uma imagem em um arquivo de texto.

E quem quiser conhecer um pouco mais das atividades desenvolvidas com apoio da escola pode visitar a área destinada aos discentes. Em Kuaa Discentes estão projetos de alunos dos cursos de Scratch (para alunos de 10 a 14 anos) , Scratch Jr (6 a 9 anos), além dos aplicativos apresentados na competição internacional Technovation Girls, a maior competição de tecnologia do mundo destinada exclusivamente a meninas.

“Abrimos esse espaço recentemente, mas já temos 90 vídeos que podem servir de subsídio para os usuários”, informa o Wesley Dourado.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png