• Gabriela Dutra

Consórcio ABC promove pesquisa de percepção sobre represa Billings

Levantamento é realizado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro)

Um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Grande São Paulo, a represa Billings completa 97 anos neste domingo (27/3). Criado inicialmente para a geração de energia, o reservatório passou a ter importância a metropolitana no abastecimento de água.

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, desde sua criação, atua na articulação e execução de projetos que buscam contribuir para a melhoria da qualidade da Billings. Atualmente, a entidade regional executa o projeto de elaboração do Plano Regional de Sinalização e Identificação Visual das Áreas de Mananciais dos Municípios do Grande ABC.

Como parte da execução do projeto, o Consórcio ABC realiza uma pesquisa de percepção sobre a importância e as características do reservatório com a população residente e circulante na região da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM). O levantamento é realizado por meio de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). O objetivo da iniciativa é compreender o conhecimento da população sobre as áreas de mananciais próximos aos pontos identificados como áreas críticas na Billings. Para a pesquisa, serão realizadas entrevistas com a população residente e circulante nos pontos mais críticos quanto à vulnerabilidade ambiental nas áreas de mananciais de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Em São Caetano do Sul, município mais distante do reservatório, não foram identificadas áreas de vulnerabilidade críticas. Os trabalhos foram iniciados em Diadema. Conforme a dinâmica definida, os entrevistados respondem a perguntas sobre temas ambientais, incluindo percepções e conhecimentos sobre preservação, e informações sobre deslocamentos realizados na região, entre outras questões, além de poderem dar sugestões.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou que a preservação do reservatório é uma das pautas permanentes da entidade regional, que participou inclusive da elaboração da Lei Específica da Billings (Lei Estadual 13.579/2009).

“A pesquisa permitirá uma abordagem mais afetiva para comunicar sobre a importância da Billings e dos demais mananciais, com o objetivo de garantirmos proteção do nosso reservatório. O planejamento de políticas públicas deve levar em consideração a realidade da população que vive e transita por essas áreas”, afirmou Paulo Serra. Fotos: Divulgação

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png