• Victor Oliveira

Consórcio ABC debate fortalecimento da gestão municipal

Evento trouxe estratégias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU



O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta quarta-feira (17/11), de um seminário virtual para discutir o fortalecimento da gestão municipal e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).


O evento contou com uma série de painéis que detalharam estratégias para fortalecer as capacidades das autoridades locais, visando processos de desenvolvimento sustentável mais efetivos.


Em abril deste ano, o Consórcio ABC se tornou o primeiro órgão intermunicipal do país a aderir ao Projeto de Fortalecimento dos ODS, financiado pela União Europeia em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Fundação Abrinq e Agenda Pública. Com isso, os sete municípios se comprometem a disseminar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.


Em junho, o Consórcio ABC capacitou agentes públicos para elaboração de planos plurianuais (PPA) regional e municipal alinhados aos ODS. Os encontros reuniram mais de 100 participantes, incluindo agentes públicos das sete cidades e de outros estados.

Representando o Grande ABC no seminário virtual, o diretor do Departamento de Planejamento Estratégico da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Santo André, Mário Matiello, apresentou o planejamento que foi fomentado no município a partir da adesão à Rede ODS pelo colegiado de prefeitos.


O evento foi organizado pela Rede Estratégia ODS, pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e pelo Consórcio da Associação Pública dos Municípios do Maciço de Baturité para o Saneamento Ambiental (Amsa). Foto: Divulgação/Consórcio ABC

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png