• Redação

Combate à covid-19 coloca São Caetano na Nature, uma das principais revistas científicas do mundo


As ações de combate à covid-19 colocam São Caetano do Sul em destaque na Nature Medicine, publicação britânica do grupo Nature, uma das principais revistas científicas do mundo. O artigo é assinado pela imunologista Ester Sabino, pela infectologista Sílvia Costa e pela cientista política Lorena Barberia.


O veículo destaca as políticas ativas de vigilância epidemiológica realizadas em São Caetano. Desde o início da pandemia, a Prefeitura tem combatido o coronavírus com mais de uma centena de ações, que incluíram a testagem em massa da população. O município foi polo de testes da CoronaVac. E, com sistema de imunização organizado, São Caetano é a cidade que mais vacina contra a covid-19 na Grande São Paulo.


“Essas medidas se mostraram extremamente eficazes”, concluem as especialistas, no artigo publicado em inglês. Em entrevista ao jornal O Globo, Lorena Barberia afirma que as ações realizadas em São Caetano são exemplos para o Brasil.


“Estamos destacando que algumas medidas podem ser muito bem-sucedidas, mesmo nos países com recursos limitados e contexto desafiador. O interessante em São Caetano do Sul é que a estratégia de testagem com vigilância está integrada à estratégia de saúde da família (Programa Disque Coronavírus). Com os recursos que a gente tem e os desafios que a gente tem localmente (no País), existem exemplos bem-sucedidos”, ressalta a cientista.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png