• Redação

Com tratativas de Carla Morando, Estado abre licitação para reforma de ponte na Caminho do Mar

Ponte do Rio Pequeno apresenta degradação e necessita de reparos estruturais; a previsão é que a obra seja entregue até o mês de dezembro

O Governo do Estado de São Paulo autorizou a abertura da licitação para a reforma da Ponte do Rio Pequeno, localizado na Rodovia Caminho do Mar, na cidade de São Bernardo do Campo. O investimento aconteceu por intermédio da deputada estadual, Carla Morando. A previsão de entregue é até dezembro deste ano.

Construída em cerca de 1917, a ponte apresenta degradação e problemas estruturais. Caminhões e veículos pesados, foram proibidos de circular pelo local devido à instabilidade. Essa demanda surgiu após uma conversa da deputada Carla Morando com os moradores e comerciantes da região.

“A Rodovia Caminho do Mar é muito importante para região. É um local muito bonito e com muita natureza. O fluxo de pessoas que circulam pelo local é grande. Por isso, precisamos garantir a segurança. Além do restauro da ponte, também consegui que o Estado implantasse duas passarelas, uma de cada lado, que irão oferecer mais segurança aos pedestres”, comemorou Carla Morando.


A deputada estadual participou de várias reuniões no Departamento de Estradas e Rodagem (DER), com o superintendente Paulo Tagliavini. A parlamentar apresentou diversas propostas e soluções ao departamento para solucionar o problema.

O restauro da ponte é prudente, levando em conta que no próximo ano, o fluxo de pessoas irá aumentar devido a concessão da Estrada Velha de Santos à iniciativa privada. A empresa que irá assumir, vai modernizar o trecho e incentivar o turismo da região. O contrato terá vigência de 30 anos e outorga de R$ 4 Milhões, que será aplicada no restauro dos monumentos. Além disso, a concessionária deverá investir R$ 11 milhões na conservação e implantação de novos atrativos.


“A Estrada Velha de Santos faz parte da história de São Paulo e merece ser restaurada. Ela cruza a cidade de São Bernardo e além de investimentos e melhorias, a concessão também vai gerar uma grande economia para que o Estado”, disse a deputada.

A deputada Carla Morando esteve presente na cerimônia da assinatura da concessão. Ao lado do governador de São Paulo, João Doria, e do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, Carla também assinou o documento oficial.

A obra será entregue até setembro de 2022 e fará parte dos festejos do Bi centenário da Independência do Brasil.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png