• Redação

Casa do Artesão de São Caetano é reaberta ao público



A Casa do Artesão “Reinaldo Joaquim Gomes” foi reaberta ao público nesta terça-feira, 02 de fevereiro, com novo horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e, aos sábados, das 09h às 13h (enquanto perdurar a pandemia de Covid-19). Após o Natal, o equipamento administrado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul passou por balanço e reposição de estoque.

O balanço de Natal superou as projeções em um contexto de crise sanitária e de retração do comércio de produtos e serviços considerados não essenciais com a pandemia do novo coronavírus: o valor sobre as vendas de dezembro de 2020 manteve-se praticamente no mesmo patamar se comparado ao mesmo período de 2019, registrando um faturamento aproximadamente 27% maior que o esperado.

Localizada à Rua Pará, 88, no Centro de São Caetano, a Casa do Artesão recebe munícipes que desejam apresentar e vender suas criações. O espaço conta, atualmente, com o trabalho de cerca de 220 profissionais locais. Quem tiver interesse em expor, deve ser morador da cidade e levar o trabalho para avaliação. As peças devem ser comprovadamente autorais, feitas à mão.

PRODUTOS PARA TODOS OS GOSTOS E BOLSOS

O espaço conta com milhares de itens, de R$ 5 a R$ 500, dispostos em seus 143m2: são sabonetes, bolsas, artigos feitos em cabaça, madeira, tapetes, quadros, caixas organizadoras, mandalas, espelhos decorados, bonecos de tecidos variados, brinquedos, miniaturas, lembranças para bebês, velas temáticas e aromáticas, utilidades domésticas, entre outros.

Criada pela Prefeitura de São Caetano em 2001, com o objetivo de estimular a produção manual e de ser um mecanismo do desenvolvimento econômico e inclusão social, hoje a Casa do Artesão representa um importante equipamento público de fomento à economia criativa e de incentivo à produção local.

SERVIÇO

Casa do Artesão “Reinaldo Joaquim Gomes”

Rua Pará, 88, Centro, São Caetano do Sul-SP

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e, aos sábados, das 09h às 13h.


Fotos: Eliane Parmezani/Secult PMSCS

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png