• Victor Oliveira

Campanha de Multivacinação começa no Grande ABC nesta sexta-feira (1/10)

Ministério da Saúde disponibilizará 18 tipos de vacinas contra doenças preveníveis

O Grande ABC inicia, a partir desta sexta-feira (1/10), a atualização da caderneta de imunização de crianças e adolescentes de até 15 anos. A iniciativa integra a Campanha Nacional de Multivacinação, em que o Ministério da Saúde disponibilizará 18 tipos de vacinas contra doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba.


A vacinação, que será realizada até 29 de outubro, tem como objetivo melhorar a taxa de cobertura das vacinas e diminuir a incidência de doenças preveníveis.


Com a carteira de vacinação em mãos, os pais ou responsáveis devem levar as crianças e adolescentes a um dos postos de saúde das sete cidades. A partir do documento, um profissional da saúde fará a avaliação sobre quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.


Em caso de perda da caderneta de vacinação, a recomendação é de que os pais ou responsáveis compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças e adolescentes anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro arquivada na unidade.


O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou a importância da atualização da caderneta de vacinação para reduzir o número de doenças preveníveis na região. “Dados do Ministério da Saúde apontam queda nos índices de imunização nos últimos cinco anos, principalmente devido à disseminação de fake news. As vacinas são seguras e salvam vidas, por isso incentivamos os pais e responsáveis a levar as crianças e adolescentes para que possamos erradicar uma série de doenças”, afirmou Paulo Serra. Foto: Alex Cavanha/PSA

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png