• Redação

Caminhão é flagrado efetuando descarte irregular de entulho às margens do Córrego dos Meninos

Ação do Semasa e da GCM contou apoio da PM e resultou em multa e apreensão do veículo do infrator pelo crime ambiental


Durante a noite desta terça-feira (3), a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com apoio da Guarda Civil Municipal, flagrou um caminhão realizando descarte irregular de entulho e restos de construção junto à Avenida Lauro Gomes, nas margens do Córrego dos Meninos, na Vila Sacadura Cabral. O responsável foi multado e o veículo apreendido.

O infrator já foi autuado em outras oportunidades pelos agentes da autarquia e possui vasto histórico de infrações de ordem administrativa, ambiental e criminal. O flagrante foi registrado no 6º DP, emitida multa no valor de 2 mil FMPs (Fator Monetário Padrão, o equivalente a R$ 9.501,00) e contou ainda com apoio da Polícia Militar.

Para reaver o caminhão, o responsável deverá pagar os Autos de Infração Ambiental e assinar Termo de Compromisso Ambiental, para remediação e limpeza da área afetada, que é de preservação permanente. O Semasa monitorava o infrator desde abril, quando câmeras de segurança da região e outras do COI (Centro Operações Integradas), na região, flagraram outros descartes no mesmo local. Na ocasião, a autarquia emitiu outras duas multas ao responsável, no valor de 10 mil FMPs cada uma (R$ 47.505,00).

O descarte irregular de lixo é um crime ambiental passível de multa e detenção. A população pode e deve denunciar esta prática ao Semasa, que conta com o apoio dos moradores para realizar flagrantes. As denúncias podem ser feitas pelo site www.semasa.sp.gov.br, pelo Fale Conosco, pelas redes sociais da autarquia ou pelo telefone de atendimento 0800-4848115 ou 4433-9300 – de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png