• Kako Vasconcelos

Apoio da Prefeitura ao empreendedorismo garante mais e melhores negócios a São Caetano



“Para quem busca empreender, São Caetano é o local certo.” A constatação é de Rafael Dias, proprietário da RCL Implantes, empresa de distribuição de produtos médico-hospitalares situada no Bairro Santa Paula. Comentários semelhantes têm sido cada vez mais frequentes, fruto do apoio da Prefeitura ao empreendedor, que vão de orientações à ajuda na obtenção de licenças junto a órgãos estaduais e federais.


A Prefeitura é parceira do empreendedor. Desburocratiza o processo. E assim, lado a lado, muitas vezes garante a abertura de empresas em 24 horas. No caso da RCL, fez de São Caetano o porto seguro para o projeto de expansão da empresa, consolidado neste ano.

Com o crescimento registrado nos últimos anos, a RCL viu a antiga sede (de 200m², no Espaço Cerâmica) ficar pequena. Começou então a busca por um novo endereço. Neste momento, naturalmente outras cidades podem surgir como alternativas, certo? Errado.


“Nesse mercado altamente competitivo, as etapas do processo regulatório não podem ser a barreira do seu negócio. Escolhemos continuar em São Caetano por termos aqui a melhor condição para atender às questões regulatórias o mais breve possível. Toda vez que a gente precisou, a Prefeitura foi muito solícita aos nossos questionamentos, tornando esta migração muito ágil. Assim, mantivemos o foco no sucesso do nosso negócio”, afirma Rafael Dias.



Hoje, a RCL ocupa área sete vezes maior, de 1.500m², na Rua Rafael Corrêa Sampaio. O número de funcionários saltou de 10 para 130. E a empresa atende à demanda de todo o Grande ABC e da Capital.


POR QUE INVESTIR EM SÃO CAETANO?

As melhores cidades para fazer negócios são aquelas que investem constantemente em políticas públicas inovadoras e sabem explorar suas vantagens. E é isso o que São Caetano faz.


Melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil, desburocratização para a abertura de empresas, estreitamento com as universidades locais, localização privilegiada e a expansão da rede hoteleira são alguns dos fatores que contribuem para o ambiente favorável à instalação e manutenção de empresas. Destaque também para a excelência na prestação de serviços públicos e para a vitalidade econômica do município.


A Prefeitura incentiva a diversificação da atividade econômica. Serviços, indústria, comércio e construção civil têm papéis fundamentais na conjuntura econômica da cidade. Juntos, representam 95% dos mais de 114 mil empregos do município, o que faz São Caetano ter mais postos formais de trabalho do que população economicamente ativa. E o Portal do Emprego (portaldoemprego.saocaetanodosul.sp.gov.br) conecta os candidatos às vagas de trabalho às empresas.


As políticas públicas eficientes formam uma cadeia próspera, capaz de assegurar este cenário favorável à atração e manutenção de empresas por muitos anos. E a Prefeitura segue aprimorando cada vez mais a sua atuação. “A meta é elaborar políticas mais eficientes no que diz respeito à geração de emprego e renda. Para isso, desburocratizar o processo de abertura de empresas é ferramenta que possibilita abrir novas vagas no mercado de trabalho. Perseguiremos esse objetivo de forma integral”, ressalta o prefeito Tite Campanella.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png