• Victor Oliveira

Alunos da Educação de Jovens e Adultos de Santo André se preparam para a volta às aulas

EJA é oportunidade para quem tem interesse em retomar os estudos

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Santo André é uma oportunidade aos munícipes com mais de 15 anos que decidiram voltar aos estudos em 2022. Neste ano, o início das aulas está previsto para a próxima terça-feira (8) e irá receber alunos da EJA I (2º ao 5º ano), EJA II (6º ao 9º ano) e EJA FIC (ensino fundamental integrado ao ensino profissionalizante).

Artur Ferreira, de 15 anos, está ansioso para começar as aulas no Centro Público de Formação Profissional Armando Mazzo. “Vou me empenhar em ler e escrever para no futuro fazer o que eu mais gosto, que é desenho de mecânica e engrenagem, além de restauração de motores”, destacou.

Moradora da Vila Aquilino e mãe do jovem Artur, Rosemeire Ferreira Andrade vem apostando na EJA para desenvolvimento do filho. “Artur é autista e o nosso objetivo é que ele amplie as habilidades na leitura e escrita e se aprofunde nos talentos que ele já tem, que é desenhar, atuar na área da mecânica ou culinária”.

As aulas da Educação de Jovens e Adultos são realizadas em 19 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e cinco Centros Públicos de Formação Profissional. Nos Centros Públicos (EJA I e EJA II) e em cinco Emeiefs (EJA II), o ensino fundamental está integrado ao ensino profissionalizante (EJA FIC), ou seja, nestas unidades os alunos, além da elevação de escolaridade, também recebem certificação profissionalizante.

Para Maik de Andrade Silva, de 29 anos, a EJA é uma grande oportunidade para retomar os estudos. “Quero concluir o ensino fundamental e buscar melhores posições profissionais. Para isso, vou me esforçar para comemorar essa conquista. Com fé em Deus vou conseguir”, pontuou o distribuidor na área de cosméticos e morador da Vila Guiomar.

Matrículas – Os interessados em ingressar nas aulas da Educação de Jovens e Adultos devem entrar em contato pelos telefones 4468-4296 ou 4468-4297 para mais informações.

As matrículas para EJA I, EJA II e EJA FIC estão abertas até 30 de setembro de 2022 e é necessário procurar a unidade com EJA mais próxima de casa com cópia do RG, comprovante de endereço e histórico escolar. Caso a pessoa não possua histórico escolar, a escola ajudará a buscar as informações necessárias.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png