• Victor Oliveira

49ª edição do Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto está com inscrições abertas

Por conta da pandemia, evento foi concebido prioritariamente para meios digitais e com novas opções de espaço público; inscrições vão até 8 de julho

O tradicional Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto está com inscrições abertas para a 49ª edição. Para este ano, por conta da pandemia, o evento foi concebido prioritariamente para meios digitais e contará com novos espaços de exposição. Podem participar artistas e coletivos brasileiros e estrangeiros residentes no país. As inscrições são realizadas exclusivamente pela plataforma CulturAZ (bit.ly/49SALS), onde está disponível o regulamento completo.

Com as restrições de circulação impostas pela crise sanitária, a Comissão Organizadora lançou o desafio de criar oportunidades de exploração do espaço público e das redes como lugar de criação.

Uma das novidades deste ano é a inclusão dos ambientes digitais online e territórios informacionais. São esperadas mais criações como a net-art, o cinema expandido e a videoperformance. Vale lembrar que os suportes, técnicas e formato tradicionais continuam sendo bem-vindos e terão seus espaços garantidos durante a mostra.

Outra inovação abrange também o espaço físico: além dos limites do Salão de Exposições, as obras poderão ser expostas nos pisos 2 e 3 do Paço Municipal.

Categorias – O Salão destina-se a reunir trabalhos contemporâneos das artes visuais produzidos a partir de 2019. Cada participante poderá se inscrever em uma das categorias: pintura, desenho, net-art, ilustração, arte sonora, intervenção, instalação, site specific, gravura, escultura, objeto, performance, happening, videoarte e fotografia. Os trabalhos poderão utilizar tecnologias digitais e analógicas, linguagens híbridas e suportes diversos. Nas categorias intervenção, instalação e site specific, o artista ou coletivo poderá submeter somente uma produção. Nas demais poderão ser inscritas no mínimo três e no máximo cinco obras.

Poderão ser conferidos aos artistas ou coletivos, prêmios em dinheiro, no valor total de R$ 28 mil para prêmio-aquisição, e de R$ 2 mil para prêmio-estímulo. Regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis em http://bit.ly/49SALS

Serviço:

Inscrições para o 49º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto

Podem participar artistas e coletivos brasileiros e residentes no País.

Data: Até as 23h59 de 8 de julho de 2021

Inscrições: gratuitas exclusivamente pela plataforma digital CulturAZ, onde estão disponíveis o regulamento e outros documentos: http://bit.ly/49SALS.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png